terça-feira, 14 de maio de 2013

Pólipo uterino

O que é:

Um pólipo uterino é a formação de um tecido anormal na camada interna do útero que dependendo da sua localização pode causar dificuldades para engravidar. Estes pólipos são geralmente benignos e são mais vistos em mulheres na faixa etária dos 30 aos 50 anos.


 

Sintomas de pólipo uterino

O principal sintoma de pólipo uterino é o sangramento anormal durante a menstruação, com uma quantidade maior de perda de sangue. Os pólipos uterinos podem ainda causar uma perda sanguínea entre as menstruações e até mesmo depois da menopausa.
Dependendo da sua localização e do seu tamanho, eles também podem causar dor durante a menstruação, mas esta pode ser confundida com uma cólica menstrual comum.

Diagnóstico do pólipo uterino

Os pólipos uterinos são diagnosticados através de uma utrassonografia pélvica, embora alguns não sejam facilmente detectados.

Causas do pólipo uterino

As causas do pólipo uterino ainda não foram esclarecidas. Contudo, as mulheres que possuem mais risco de desenvolver são as obesas, hipertensas ou que tenham casos semelhantes na família.
A terapia de reposição hormonal também aumenta o risco de desenvolvimento dos pólipos uterinos.

Tratamento para pólipo uterino

O tratamento vai depender da gravidade da situação, é possível o uso de supressores hormonais e fazer uma raspagem em toda a parede uterina (curetagem) ou caso a mulher não deseje filhos, pode-se optar por retirar o útero, ato cientificamente chamado de histerectomia. A recorrência de recidiva e em torno de 5%. Geralmente na fase proliferativa. Encaminhar para exame histopatológico. Os pólipos com hiperplasia atípica são lesões precursoras de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário