sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Amamentação X Emagrecimento.

 
A pedidos vai aqui uma matéria sobre amamentação X emagrecimento.

Dicas de como perder peso pós-parto.

Após o parto a perda de peso começa naturalmente, depois você precisa ajudar!
...
Os principais fatores determinantes para o aumento de peso durante a gestação estão associados ao estilo de vida no período pré e pós-parto.

O período pós-parto também chamado de puerpério, dura em torno de seis a oito semanas e só termina com o retorno das menstruações. Esse é um momento de mudanças físicas, fisiológicas e psíquicas.

Para a mulher que acabou de ganhar neném voltar ao peso que tinha antes de engravidar, é preciso manter uma alimentação equilibrada e ao mesmo tempo garantir a qualidade da amamentação.
 A dieta pós-parto

A alimentação depois do parto normal pode ser feita normalmente após o término dos efeitos da anestesia com a alimentação liberada pelo hospital. Já no parto cesárea, a alimentação deverá ser iniciada gradualmente após seis horas e deve ser de fácil digestão, equilibrada em nutrientes e fibras para favorecer o funcionamento do intestino e a adequada produção de leite.

O peso corporal no pós-parto
Ao amamentar, além de seguir uma alimentação saudável, é possível perder de dois a quatro quilos em um mês sem comprometer a produção de leite e consequentemente, o crescimento e desenvolvimento do bebê. Porém, se a mulher ganhou mais de 12 kg durante a gestação será mais demorado voltar à boa forma.

A relação entre lactação (amamentação) e mudanças na composição corporal da mulher existe. Para a mulher que amamenta é necessário consumir uma quantidade adicional de aproximadamente 600 calorias e de 16g de proteína. Porém no pós-parto, quando o organismo da mulher está preparado para lactar, nem sempre ela consome a quantidade necessária de calorias para produzir o leite que o bebê ingere. Se estiver amamentando, o organismo irá retirar aquela reserva acumulada para fabricar o leite materno. Se a amamentação for exclusiva (por seis meses) conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS), a perda de peso da mãe será mais rápida.

Portanto se a mãe parar de amamentar precocemente vai acabar conservando as calorias que seriam usadas para fabricar leite materno, e então, demorará mais tempo para voltar ao peso pré-gestacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário