A Catapora ou Varicela é uma doença infecciosa causada pelo vírus varicela. Embora a doença seja comum na infância (até os 10 anos), nem sempre é benigna e pode causar sérias complicações e lesões secundárias como: pneumonias, meningite, artrite e até infecções renais. A melhor maneira de prevenir a doença é através da vacina.
Transmissão/Contaminação
O vírus da varicela é transmitido através de contato direto, da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada, espalhando-se pelo vento. O vírus da doença pode evoluir entre 5 à 7 dias e sua incubação pode durar de 10 à 15 dias. A transmissão começa dois dias antes do aparecimento da doença e só termina quando vão embora.
Com o aumento do ar seco, a proliferação da catapora fica ainda mais susceptível. O ministério da Saúde registrou os maiores números de catapora no Brasil durante os meses de agosto à outubro, entre o final do inverno e início da primavera.
Sintomas
O tempo médio de duração dos sintomas é de uma semana. Após dias de febre alta, começam aparecer os primeiros sinais, que normalmente são:
- Febre alta;
- Queda do estado geral;
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo;
- Cansaço;
- Mal estar.
Além de manchas avermelhadas na pele, parecidas com picadas de inseto, que depois formam vesículas (bolhas cheias de líquidos transparentes que coçam bastante).
Prevenção e tratamento
O tratamento deve ser feito com repouso, isolamento e cuidado com as bolhas, para evitar infecções secundárias.
A vacina (método preventivo), que não é inclusa no calendário público, pode ser encontrada facilmente em clínicas particulares por um custo médio de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). A imunidade induzida pela vacina é de longa duração, talvez vitalícia: estudos japoneses mostram persistência da imunidade 20 anos após a vacinação.
A maioria dos estudos publicados indicam que a cada ano após a vacinação, cerca de 1 a a 3% das crianças vacinadas podem desenvolver uma erupção discreta conhecida como síndrome varicela-like leve, após exposição significante ao vírus da varicela. A frequência e a gravidade desses casos não aumentam com o passar do tempo após a vacinação.
Gestantes
A vacina é contra indicada na gravidez e ao se vacinar mulheres em idade fértil deve-se recomendar que a gravidez seja evitada durante um mês.
Cuidados
- Evitar a contaminação das lesões por bactérias;
- Não coçar as feridas, evitando a infecção e cicatrizes;
- Adultos ou pessoas debilitadas, requerem ainda mais cuidados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário