terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Aplicativo para celular auxilia no diagnóstico da dengue

 
Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lançou no último dia 10 de dezembro, em Porto Alegre, aplicativo para smartphones e tablets que auxilia no diagnóstico e tratamento da dengue. Realização da UNA-SUS, o aplicativo “UNA-SUS Dengue” é um complemento do Curso de Atualização do Manejo Clínico da Dengue e foi desenvolvido pela equipe UNA-SUS da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

O aplicativo funciona como uma espécie de calculadora que leva em consideração idade, sexo, peso e os sintomas apresentados pelo paciente. Com ele, médicos poderão fazer a definição automática da conduta a ser adotada de acordo com as características fisiológicas e sintomas de cada um. Com o aplicativo, é possível ainda calcular a reposição de líquidos de maneira customizada e fazer a descrição das características que classificam os pacientes nos grupos de risco da Dengue.

Compatível com as plataformas Android, iPhone e iPad, o “UNA-SUS Dengue” tem download gratuito e apresenta também uma sessão de dicas relacionadas ao tratamento e prevenção da doença. “Essa ferramenta permite que os médicos apliquem os protocolos atuais de manejo da Dengue, presentes no curso autoinstrucional, lançado em maio deste ano”, complementa Alessandra.

Link para o aplicativo “UNA-SUS Dengue” na Google Play Store - http://migre.me/ckiLp

Curso de Atualização do Manejo Clínico da Dengue - Resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), o curso já capacitou mais de 1.600 profissionais de saúde desde maio deste ano, quando foi lançado. O objetivo da iniciativa é fazer com os profissionais da atenção básica e da urgência e emergência aprendam ou se aperfeiçoem no diagnóstico e tratamento da dengue.

A expectativa é de que a capacitação dos profissionais, por meio de quatro casos clínicos que ocorrem comumente no dia a dia, possibilite uma redução ainda maior dos casos graves e da mortalidade pela doença O curso é composto por módulos, totalmente autoinstrutivo, não há tutores, podendo ser feito diretamente pela internet. São quatro casos clínicos a serem solucionados pelos participantes. Cada caso deve demandar, em média, 15 minutos para ser completado, podendo estender-se de acordo com a necessidade de pesquisa dentro do conteúdo do curso.

A plataforma à distância também é compatível com smartphones. Assim, o profissional de saúde poderá acessar o conteúdo via Ipad ou Iphone. Outra opção é efetuar o download do conteúdo e desenvolver o curso sem acesso à rede, por computador ou celular.

Link para inscrição: http://www.unasus.gov.br/Dengue